Composições - "E se um dia os números fizessem greve?"
Como prometido, aqui ficam em destaque algumas composições que os alunos das turmas A, C e E do 5º ano redigiram. Esta sugestão de escrita criativa foi proposta aos alunos numa aula de Matemática depois de terem ouvido e trabalhado a obra "O dia em que quase perdemos o 5".
Turma A:
E SE OS NÚMEROS
FIZESSEM GREVE?!
Se os números
fizessem greve, não existia praticamente nada.
Não existiam horas,
datas, idades. Como iriamos controlar o tempo?
Como
saberíamos em que dia nascemos ou a nossa idade? O mundo, é claro que não seria
o mesmo!
Será que os
humanos existiam? Eu acho que não. Porque se não existissem números, não
existiam medidas e sem medidas, nunca se saberia por exemplo, o comprimento dos
instrumentos para realizar uma operação.
Se eles
fossem demasiado grandes, poderiam matar um bebé e a mãe.
E se fossem
demasiado pequenos, era difícil de pegar neles.
E o dinheiro
existia em letras.
As casas
também não existiam. Os construtores não tinham as medidas para usar. Tinham
que fazer á sorte e não saberiam a quantidade de tijolos, ferro a usar ou
poderiam fazer o telhado enorme e a casa muito pequenina …Os telemóveis e os
computadores não existiriam.
Como é que eu
iria falar com a minha melhor amiga?
O
MUNDO SERIA UMA DESGRAÇA
Benedita Caseiro
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Todas
as pessoas diziam que esse dia era do piorio quer dizer que, ninguém gostava
desse dia. Todas as pessoas adultos e crianças andavam na sua vidinha, até que,
quando entraram para a escola e picavam o cartão o computador não conseguia ver
quantas pessoas chegavam, como, por exemplo, no supermercado não havia preços
nem havia dinheiro. Toda a gente ficou espantada. Até que se aperceberam que
não havia números!
Naquela
cidade toda a gente estava agitada e perguntava o que teria acontecido para que
os números tivessem feito greve!
Nada
funcionava: não havia entregas porque não existiam números nas portas, não
existiam preços nos supermercados e nem havia números nos telemóveis para
telefonar. Tudo estava um caos naquela cidade. Ninguém se entendia até que uma
criança perguntou aos seus pais:
-
Será que os números fizeram greve?
Os
pais responderam-lhe e disseram-lhe que se calhar era verdade, mas mesmo assim
ninguém sabia.
Os
números parece que até adivinharam, começaram logo a trabalhar e disseram que
nunca, mas nunca mais iam fazer uma greve porque, sem eles ninguém conseguia
aprender, ninguém conseguia fazer compras, pagar ou telefonar. Sem os números
não se conseguia fazer nada.
Madalena Santos
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Se os números fizessem greve
Se os números fizessem greve, o mundo estaria acabado
porque, sem eles, quase não existiria nada, por exemplo os telemóveis de que
tanto precisamos. Como iríamos fazer para comunicar?
E agora pensemos: se
já seria difícil vivermos sem os telemóveis, imaginem se não existissem as casas
onde vivemos?
Sem os números, não seria possível cozinhar por causa das
quantidades, dos instrumentos e ingredientes. Não existiria a eletricidade e,
sem ela, teríamos de nos deitar quando o sol se pusesse, e acordar quando o sol
nascesse; iria parecer que estávamos na idade da pedra.
Sem os números não existiriam as datas, os relógios e o
tempo. Como é que as pessoas saberiam quando faziam anos e que horas eram?
Provavelmente, não existiria o covid 19 que, pelo menos, seria
uma coisa boa!
Enfim, seria uma tragédia… Mas já que existem, vamos
aproveitá-los!
Maria Miguel
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O desaparecimento dos números
Estava uma confusão na cidade. Ninguém
sabia o que tinha acontecido aos números.
Porque é que desapareceram?
Na verdade, eles não desapareceram, apenas fizeram greve, mas os números fazem muita falta.
A partir desse dia, as pessoas já não
faziam anos, já não sabiam as horas, apenas havia letras a, b, c…
Estava tudo a mudar, não era possível
pagar as compras, contar as coisas, nem distinguir os mais velhos dos mais
novos… Mas que grande confusão!
O mais preocupante é que a Matemática
desapareceu.
Todos precisamos dos números!
E as tabuadas? E os números primos?
Como é que vamos fazer as tabuadas? Coitado do Eratóstenes!
À medida que a confusão crescia, os
números, que estavam a assistir a tudo, disseram uns para os outros:
-Temos que voltar, porque o mundo não
funciona sem a nossa presença!
Morgana Fernandinho
Turma C:
Se os números fizessem greve…
Se
um dia no mundo os números fizessem greve, acho que muitas coisas iriam
acontecer…
As
pessoas não iriam poder fazer anos, não poderiam fazer cálculos, não haveria
aulas de Matemática e os médicos também não conseguiriam tratar dos pacientes, porque
não poderiam dar a dose certa dos medicamentos.
As
pessoas também não poderiam andar de elevador porque não haveria números para
se saber os andares dos prédios, não se poderiam fazer elevadores e outras
coisas, porque não existiriam medidas nem réguas. Não poderíamos fazer leitura
de números, nem de números romanos. Ninguém saberia responder a sua idade, e as
pessoas iriam ter os computadores ou telemóveis bloqueados, se tivessem
palavra-passe com números. Ninguém poderia ligar para ninguém, porque não haveria
números…
Carolina Dias do Carmo
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A greve dos números
Um dia, na aldeia dos números, todos os números já estavam cansados do seu trabalho e decidiram fazer greve.
A Maria, que era uma menina que andava na escola, tinha acabado de acordar e queria ver as horas para se orientar.
- Oh! Mas que raio! – disse surpreendida e decidiu chamar o pai:
- Pai, vem cá!
- Sim, diz.
- Pai, eu queria ver as horas, mas não estão cá os números!
- Ah, pois é! Vou ali ver ao meu relógio. E lá foi.
Quando pegou no seu relógio de pulso, não havia números. Foi buscar o telemóvel, abriu no relógio e também não estavam lá os números. Foi ver se o relógio da cozinha estava bem, mas não.
Como os números fizeram greve, não podiam escrever a tabuada, nem fazer contas, nem ver as horas. Por isso, ninguém foi á escola, e ninguém foi trabalhar.
Eu acho que se arrependeram, pois os números ficaram todos admirados com o que se passou. Pensavam que podiam fazer greve, quando queriam, mas não.
Quando os números viram o que se passou, acabaram logo com a greve, porque era por causa deles que os meninos e as meninas não estavam na escola a aprender.
Decidiram então nunca mais fazer greve.
Leonor Ventura
Turma E:
O que seria do mundo sem os números?
. Sem os números não poderíamos fazer contas de somar, de
subtrair, de multiplicar e de dividir, nem fazer problemas com os múltiplos ou
com divisores.
.
Sem os números não poderíamos
ver as horas, nem programar os alarmes.
. Não saberíamos o número das casas ou
prédios e os números não poderiam estar nas matrículas dos carros.
. As crianças não poderiam aprender os
números, que a esta altura eu já sei.
. Não poderíamos calcular mentalmente algumas contas que aparecem nos
livros da escola e eles não poderiam estar nos livros de leitura nem no nosso
horário escolar e as crianças não poderiam ter um número escolar como o 7, o
10, etc.
.
Não saberíamos o ano em
que estamos e os números também não poderiam estar nas camisolas que às vezes
compramos nas lojas.
.
Não haveria Matemática e
não havendo Matemática não existiriam prédios, computadores, economia, etc.
Estaríamos a viver no tempo das cavernas. Sem saber como vestir, sem saber como
calçar, sem sabermos os kg das coisas e muito mais.
Por isso é
que todos os números têm o seu papel que é muito importante porque sem os
números não poderíamos fazer muitas coisas.
Francisco Roque
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Se os números fizessem greve eu diria
que estávamos perante uma catástrofe, onde nada fazia sentido.
As pessoas não sabiam a sua idade,
pois não tinham data de nascimento, apenas seriam novas ou velhas através do
crescimento ou talvez pelas rugas na pele. Não seriam nem gordas nem magras,
apenas mais pesadas ou mais leves.
Os dias não teriam horas, apenas
existiria dia ou noite e as pessoas teriam de se guiar pelo nascer e pôr do
sol.
Sem números o que seria da
matemática?
Não existiria. Mas sem matemática não era possível, por
exemplo: contar os objetos, contar o dinheiro, ir às compras (só se fosse tudo grátis).
Não haveriam prédios, estradas, computadores, entre muitas outras coisas…
Viveríamos num
mundo irracional e primitivo, pois os números estão presentes em quase tudo o
que fazemos!
Pedro Silva Ramos
Meninos já cá estou!
ResponderEliminarVale a pena entrar em projetos quando os alunos mostram esta qualidade.